Reportagem: Gabrielle Moura
Imagina você ter de ir pra escola e ao passar na catraca do ônibus não ter crédito no cartão estudantil? Essa é a situação vivida por alguns ouvintes da BandNews Difusora FM, alunos que precisam usar a gratuidade do vale transporte estudantil em Manaus.
Segundo um pai de aluno, Israel Ivanildo Batista, o filho dele estuda na escola Júlio César, na Cidade Nova, e só teve no primeiro mês o benefício da gratuidade. Ele diz que aguardou a renovação dos vales, o que ainda não ocorreu. (Ouça)
Em fevereiro, a Prefeitura e o Governo do Amazonas decidiram conceder gratuidade para os estudantes dos ensinos infantil, a partir do quinto ano, fundamental e médio da rede pública.
Com o Passe Livre Estudantil, são fornecidas até 44 passagens mensais, que não acumulam para o próximo mês, proporcionais ao número de dias letivos de presença pedida nas instituições de ensino.
O estudante João Vitor Ramos conta que a mãe dele está desempregada e sem os créditos na carteirinha, ele não consegue ir pra aula. (Ouça)
Segundo a Prefeitura, os alunos que têm direito à gratuidade são aqueles que moram a mais de 1 quilômetro da escola.
Mais de 136 mil estudantes tem direito ao benefício de gratuidade estudantil em Manaus.
Em nota, o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) informa que os para garantir o direito à gratuidade no transporte público, os alunos da rede pública estadual e municipal de Manaus devem solicitar a liberação de crédito no site do Estudante, no endereço: estudantes.manaus.am.gov.br.
E que o sistema de bilhetagem eletrônica reconhece o benefício e o passe livre é disponibilizado aos estudantes no cartão já utilizado pelos estudantes.
O IMMU diz ainda que todos os meses o aluno tem que solicitar os créditos pelo site estudantes.manaus.am.gov.br, o depois do pedido feito os créditos do mês devem automaticamente para o aluno.