Siga nossas redes sociais

Estudantes têm acesso negado a transporte público por demora em renovação de gratuidade

Com o Passe Livre Estudantil, são fornecidas até 44 passagens mensais, que

por Clara Toledo Serafini

Estudantes têm acesso negado a transporte público por demora em renovação de gratuidade

Reportagem: Gabrielle Moura

Imagina você ter de ir pra escola e ao passar na catraca do ônibus não ter crédito no cartão estudantil? Essa é a situação vivida por alguns ouvintes da BandNews Difusora FM, alunos que precisam usar a gratuidade do vale transporte estudantil em Manaus.

(Foto: João Viana / Semcom)

Segundo um pai de aluno, Israel Ivanildo Batista, o filho dele estuda na escola Júlio César, na Cidade Nova, e só teve no primeiro mês o benefício da gratuidade. Ele diz que aguardou a renovação dos vales, o que ainda não ocorreu. (Ouça)

Em fevereiro, a Prefeitura e o Governo do Amazonas decidiram conceder gratuidade para os estudantes dos ensinos infantil, a partir do quinto ano, fundamental e médio da rede pública.

Com o Passe Livre Estudantil, são fornecidas até 44 passagens mensais, que não acumulam para o próximo mês, proporcionais ao número de dias letivos de presença pedida nas instituições de ensino.

O estudante João Vitor Ramos conta que a mãe dele está desempregada e sem os créditos na carteirinha, ele não consegue ir pra aula. (Ouça)

Segundo a Prefeitura, os alunos que têm direito à gratuidade são aqueles que moram a mais de 1 quilômetro da escola.

Mais de 136 mil estudantes tem direito ao benefício de gratuidade estudantil em Manaus.

Em nota, o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) informa que os para garantir o direito à gratuidade no transporte público, os alunos da rede pública estadual e municipal de Manaus devem solicitar a liberação de crédito no site do Estudante, no endereço: estudantes.manaus.am.gov.br.

E que o sistema de bilhetagem eletrônica reconhece o benefício e o passe livre é disponibilizado aos estudantes no cartão já utilizado pelos estudantes.

O IMMU diz ainda que todos os meses o aluno tem que solicitar os créditos pelo site estudantes.manaus.am.gov.br, o depois do pedido feito os créditos do mês devem automaticamente para o aluno.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress