AO VIVO

Estoque de sangue do AM cai 50% após novo aumento de casos de Covid e Hemoam convoca doadores

Estoque de sangue do AM cai 50% após novo aumento de casos de Covid e Hemoam convoca doadores
Reportagem: João Felipe Serrão

Cai pela metade o estoque de sangue da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam).

A redução foi registrada nesta última semana de julho.

O mês começou com uma média de mil bolsas em estoque e, agora, chega na casa de quinhentas bolsas disponíveis para distribuição.

A gerente de captação do Hemoam, Margareth Rodrigues, destaca a importância da fundação na distribuição de sangue em todo o Amazonas. (Ouça)

A média de comparecimento atual está em 140 doadores por dia.

O Hemoam é o único hemocentro do estado responsável pela coleta, processamento e distribuição de sangue para 39 unidades hospitalares da capital e 45 cidades do interior.

O abastecimento crítico é uma ameaça ao atendimento de transfusão na rede pública e privada de saúde, principalmente dos tipos O+ e O-, os mais necessários em todo o estado do Amazonas.

Doar sangue pode parecer algo simples, mas a ação é capaz de salvar muitas vidas. Essa é a motivação da jornalista Jéssica Salomão, que doa sangue há 5 anos. (Ouça)

Quem faz questão de doar com frequência é a Rafaela Martins. Também motivada pela oportunidades de salvar vidas, Rafaela dedica uns minutinhos do tempo dela para fazer a doação. (Ouça)

A social media Beatriz Trajano também busca doar sangue todo ano. (Ouça)

O Hemoam atribui o esvaziamento do estoque ao novo aumento de casos de Covid-19 e demais síndromes respiratórias.

Quem testou positivo para Covid, mesmo que leve ou assintomático, só pode doar depois de dez dias, desde que não esteja com nenhum sintoma.

Para se tornar um doador basta estar com boa saúde, ter entre 18 a 69 anos e pesar mais de 50 quilos.

Também é importante estar bem alimentado e munido de documento de identidade oficial com foto (RG, CNH, passaporte ou Carteira de Trabalho).

Caso tenha entre 16 e 17 anos pode doar somente acompanhado do responsável ou representante legal.

O ponto de coleta é a sede do Hemoam, localizada na Avenida Constantino Nery, 4397, bairro Chapada, de segunda a sábado das 7h às 18h.

Últimas Notícias