Por Ricardo Chaves

A líder indígena Vanda Witoto declarou que a Rede tem dialogado com o pré-candidato a prefeito pelo PT, Marcelo Ramos, para compor uma chapa com o político como pré-candidata a vice-prefeita. No entanto, reforçou que nada está definido.

A fala ocorreu após ser questionada pela BandNews Difusora FM, nesta sexta-feira, 21, sobre o projeto político eleitoral para as eleições municipais de 2024. Na noite dessa quinta-feira, 20, Witoto publicou nas redes sociais que tem dialogado com amigos e parceiros para definir o caminho a seguir no pleito deste ano. Com isso, acabou deixando aberta a possibilidade para outros cenários eleitorais com o seu nome em 2024.

A Rede definiu como meta prioritária no início deste ano eleger a líder indígena para a Câmara Municipal de Manaus (CMM). A sigla busca um mandato na Casa e tem Vanda como principal aposta.

Procurada pela reportagem, Witoto confirmou que tem dialogado com Marcelo Ramos sobre uma possível composição como vice, mas que nada está definido. Ela pontuou também que o momento agora é de debate, assim como a federação Rede-Psol discute sobre a tática eleitoral para 2024.

O Psol aprovou em maio o nome da advogada Natália Demes para disputar como candidata a prefeita pelo grupo político. A decisão final sobre Natalia ser candidata da federação ou de a própria Vanda compor com vice de Marcelo Ramos ainda depende de uma definição coletiva da federação composta pelos dois partidos. As siglas ainda necessitam chegar a um entendimento, já que dirigentes do Psol no Amazonas e a própria Natália Demes rechaçam qualquer aliança com candidato do PT.

De olho no voto indígena, Marcelo Ramos já declarou que Vanda Witoto é um quadro importante da Rede e enxerga com bons olhos uma possível composição com ela como candidata a vice em sua chapa.

Vanda Witoto disputou as eleições municipais de 2022 como candidata a deputada federal, obtendo 25.545 votos, sendo considerada uma votação expressiva para um representante indígena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *