Siga nossas redes sociais

Tosse com catarro é gripe ou resfriado? Infectologistas explicam

por Clara Toledo Serafini

Gripe Tosse

Um simples espirro ou uma tosse em meio à pandemia da Covid-19 já liga um alerta. Será um sintoma de infecção pelo coronavírus ou uma gripe? Com o inverno amazônico, então, a preocupação aumenta, pois as doenças respiratórias ficam mais comuns e diferenciar o que é uma gripe ou resfriado de algo mais grave se torna mais complexo.

Antes de tudo, é preciso saber diferenciar as doenças, como explica a infectologista Ana Helena Germoglio:

“A gripe é provocada pelo vírus da influenza, o resfriado é provocado por outros rinovírus, adenovírus, parainfluenza e outros vírus respiratórios, enquanto a covid-19 é provocada pelo sars-cov-2.” Germoglio afirma que qualquer pessoa que apresentar esses sintomas precisa passar por avaliação médica e fazer a testagem para a covid-19.

Atenção aos sintomas

Já a médica infectologista Maria Daniela Bergamasco cita também alguns sinais de alerta que devem levar à busca do pronto socorro, independente de fazer parte ou não de algum dos grupos de risco para o coronavírus:

“A persistência da febre por mais de três dias ou retorno da febre depois de dois dias de ter ficado afebril. A alteração do nível de consciência, com sonolência, seguido de fraqueza ou desmaios. Falta de ar com sensação de dificuldade de respirar, qualquer desconforto respiratório ou mesmo aparecimento de cianoses, que é quando a boca ou extremidades das mãos ficam arroxeadas, isso é um sinal de falta de oxigênio.”

Sintomas como tosse, dor de garganta, mal-estar, dor no corpo e cansaço podem confundir um diagnóstico correto de qual é a doença.

Por isso, qualquer pessoa que tiver esses sintomas deve passar por avaliação médica e realizar um teste de detecção do coronavírus.

A importância da testagem se dá ainda para prevenir a disseminação do vírus, pois mesmo pessoas assintomáticas podem transmitir a doença.

Ouça esta matéria:

Da redação
Foto: Pexels

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress