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Especialistas orientam consumidores para evitar “black fraude”

por Clara Toledo Serafini

 

Reportagem: Liandre Coutinho

A Black Friday é uma data estratégica para o comércio, caracterizada por impulsionar as vendas através de preços atraentes para o consumidor.

O movimento surgiu nos Estados Unidos e se espalhou pelo mundo. No Brasil, a data se tornou importante para o varejo, atrás de outros feriados como o Natal e Dia das Mães.

Neste ano, ela vai ocorrer no dia 24 de novembro, tradicionalmente na última sexta-feira do mês.

Porém, especialistas alertam para o risco de golpes e fraudes neste período, que favorece o surgimento de “milagres” perigosos para o consumidor.

O presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB – Amazonas, Reginaldo Oliveira, lista alguns dos problemas mais comuns durante a Black Friday. (Ouça)

Por isso, é importante estar atento e ter cuidado durante as compras. Para a economista Denise Kassama, é válido acompanhar os preços por um tempo para garantir a veracidade do valor. (Ouça)

Os casos de golpes e fraudes, seja no meio virtual ou físico, podem causar muitos prejuízos para o consumidor. Em algumas situações, inclusive, é impossível recuperar o dinheiro gasto na compra.

O advogado Reginaldo Oliveira afirma que quando o consumidor for alvo de situações fraudulentas na Black Friday, é preciso tomar certas medidas. (Ouça)

De acordo com estudo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), às vésperas da Black Friday, a previsão é de um consumo moderado no país.

O consumidor que for vítima de um golpe ou suspeita de fraude pode realizar denúncias através do site do Procon Amazonas, ou no site Reclame Aqui, plataforma que notifica empresas a se manifestarem sobre problemas em vendas.

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