O Amazonas enfrenta uma nova explosão de casos de coronavírus. O estado regrediu para a fase laranja, que representa “risco moderado” na transmissão, e voltou a restringir eventos por conta da doença.
A cada três pessoas que realizam teste diagnóstico para Covid-19, uma apresenta resultado positivo no estado. Manaus registrava 20 casos diários em 30 de dezembro e passou a registrar 531 casos por dia atualmente.
Paulo Henrique Carvalho faz parte dessa estatística e está com Covid-19. Preocupado, ele quer saber se ao sentir sintomas gripais pode tomar a vacina. (Ouça)
A médica infectologista, Raquel Stucchi responde e explica como funciona o recebimento da imunização nestes casos. (Ouça)
A diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações, Flávia Bravo, explica que após tomar a vacina contra a Covid-19, não é necessário fazer repouso ou evitar pegar peso. No entanto, é preciso ficar atento caso apareçam efeitos adversos. (Ouça)
Os cuidados contra o coronavírus devem continuar mesmo após a vacinação, já que os imunizados ainda são capazes de transmitir o vírus. A vacina garante que as pessoas que contraiam a Covid-19 não evoluam para o estágio mais grave da doença.
Reportagem: Guilherme Guedes