Siga nossas redes sociais

Especialistas alertam que a covid-19 afeta o sistema renal das vítimas

por Clara Toledo Serafini

covid pode trazer insuficiência renal

A covid-19 é conhecida por comprometer o sistema respiratório das vítimas. No entanto, pesquisas apontam para outros problemas decorrentes da ação do coronavírus no corpo humano que surgem em pacientes infectados. Entre as consequências está a insuficiência renal.

Maria das Graças da Silva, de 54 anos, trabalha como auxiliar odontológica. Ela foi uma das vítimas da covid-19 e, embora o quadro não tenha exigido procedimentos de hemodiálise, os exames provaram que houve alteração no sistema renal. “Só fui descobrir no hospital. Depois que eu melhorei, fiz os exames, foi detectado. Eu precisei de três bolsas de sangue”, disse.

O médico nefrologista Milton Kalil explica que as alterações no funcionamento dos rins podem ser gerados pelos mais variados tipos de coronavírus, sobretudo pela variante Delta.

Segundo o especialista, trata-se de um problema que pode exigir mais da rede de atendimento de hemodiálise.

“Principalmente aqueles pacientes mais graves de covid-19, que acabam precisando de UTI e que têm uma demanda metabólica muito grande, têm uma demanda renal incapaz de suprir o que é exigido pelo corpo e assim, acabam precisando de hemodiálise”, explicou o médico.

Para Fabrício da Silva, médico especialista em cardiologia, a correlação direta sobre sequelas renais e, necessariamente, o tratamento de hemodiálise, ainda não pode ser estabelecido, uma vez que o grau de comprometimento é variável. (ouça)

De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia, os rins são responsáveis pelo equilíbrio da química interna dos corpos e atuam na eliminação de toxinas do sangue por um sistema de filtração.

Reportagem: Guilherme Guedes
Foto: Pexels

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress