Mais de 30 escolas em Manaus e tem casos de coronavírus suspeitos ou confirmados, de acordo com dados do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas, o Sinteam.
De acordo com a entidade e relatos de ouvintes da BandNews Difusora, há uma orientação por parte das secretarias estadual e municipal de Educação de Manaus para que os gestores omitam os casos para que não haja suspensão das aulas.
Ainda segundo o Sinteam, os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19 não estão sendo cumpridos nas instituições de ensino públicas.
Em nota, a Secretaria Municipal de Educação de Manaus (Semed) informa que criou um comitê intersetorial, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que monitora o número atual de infectados e o índice de propagação do vírus em cada zona da cidade.
Segundo a Semed, até o momento, cerca de 20 servidores testaram positivo, apresentaram sintomas leves e se recuperaram em casa. 12.460 professores receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 e 4.239 já tomaram a segunda dose do imunizante.
Já a Seduc afirma que em casos suspeitos ou confirmados de Covid-19 as medidas sanitárias são adotadas de imediato. Após as notificações, a gestão escolar realiza os procedimentos de higienização em todas as salas e áreas comuns das escolas.
A FVS-AM lançou informe dizendo que já realizou 3,6 mil testes de detecção de Covid-19 na educação pública e privada de Manaus e 54 deram positivo.
Segundo a fundação, todos os casos notificados são investigados e é feito o rastreamento na unidade de educação, bem como com os respectivos familiares que recebem orientações repassadas, incluindo a necessidade de procurar unidade de saúde.
Reportagem: João Felipe Serrão
Foto: Reprodução