Siga nossas redes sociais

Epidemiologista afirma que AM já deveria ter decretado estado de emergência por causa da dengue

por carlao

Zona Oeste apresenta maior incidência de casos de dengue em Manaus

Reportagem: Victor Litaiff. 

No período de 1º a 25 de janeiro deste ano, o Amazonas registrou 3.934 casos da doença

De acordo com a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) isso representa um aumento de 38% em comparação ao mês inteiro de janeiro de 2023, quando foi registrado 2.860 casos da doença.

O pesquisador Epidemiologista da Fiocruz/Amazônia, Jesen Orellana, fala que pelo número de casos registrados no Estado, o Amazonas já deveria ter decretado situação de Emergência na saúde.(Ouça)

Segundo a FVS na classificação de municípios do Amazonas com maiores taxas de incidência estão: Lábrea, Guajará e Jutaí e mais doze municípios.

O Ministério da Saúde destinou a vacina contra a Dengue para 12 municípios do Estado. Jesen Orellana comenta a vacinação que está disponível apenas em algumas cidades.(Ouça)

A Fundação de Vigilância em Saúde lançou um plano de preparação a Resposta de controle e combate a ocorrências das doenças arboviroses.

A pasta orienta que se aplique a estratégia dos 10 minutos de vistoria por semana de possíveis criadouros do mosquito para manter a casa, ambiente de trabalho e escola livres do mosquito.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress