Mais um dos suspeitos de ordenar o incêndio de dois helicópteros do Ibama, o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, na semana passada é preso pela Polícia Federal, em Manaus.
Uma operação deflagrada nessa quarta-feira (2) localizou o homem em Goiânia. Com a prisão, seis pessoas foram capturadas por envolvimento nestes crimes, até o momento.
De acordo com a PF, o homem apontado como mentor do crime é envolvido em atividades de garimpo ilegal em Roraima e teria como motivo principal frear as ações de fiscalização e repressão ao garimpo ilegal desenvolvidas no estado vizinho.
Ainda segundo a polícia, a destruição das aeronaves também foi uma represália às atividades de combate às ilegalidades na região feitas pela Polícia Federal e Ibama no ano passado.
Na última semana, a Polícia Federal prendeu, em sigilo, o motorista, suspeito de ter levado e retirado os executores da cena do crime; dois acusados de incendiar as aeronaves e dois intermediadores do pagamento pela ação criminosa.
O crime foi registrado no dia 24 de janeiro, quando dois homens invadiram o Aeroclube do Amazonas, na zona Centro-Sul da cidade, e incendiaram os helicópteros. Uma das aeronaves foi totalmente destruída.
Da redação