Entra em vigor no AM Lei para combater crimes de abuso sexual no meio esportivo

PL na ALEAM propõe tornar obrigatório acompanhante em consultas médicas

 

por Liandre Coutinho e Ricardo Chaves

Uma lei sancionada nesta semana determina a criação de protocolos para combater e prevenir o assédio e o abuso infantil em clubes esportivos e academias do estado.

A norma deve entrar em vigor em até 60 dias.

A sanção ocorreu uma semana após a prisão do técnico de vôlei Walhederson Brandão, suspeito de abusar sexualmente dos próprios alunos.

A lei é de autoria do deputado estadual Roberto Cidade (UB), que comentou sobre a necessidade de uma legislação específica para casos desse teor. (Ouça)

No Amazonas, outros casos de abuso e violência já foram registrados no meio esportivo em anos anteriores.

Por isso, a presidente da Comissão de Proteção à Criança e ao Adolescente da OAB-AM, Thandra Sena, afirma que os procedimentos de prevenção são de extrema importância. (Ouça)

No texto, constam planos de ação direcionados para o combate e a prevenção, que precisam ser trabalhados ao mesmo tempo.

Nesse sentido, um protocolo, produzido pelos clubes e academias, deverá estar disponível ao público e ser registrado junto aos órgãos que fornecem alvarás de funcionamento.

A lei sancionada na terça-feira ainda determina a criação de uma ouvidoria e de um canal online em clubes e academias para receber denúncias, conforme explica Thandra Sena. (Ouça)

A fiscalização será responsabilidade das federações esportivas. No caso de descumprimento da lei, clubes e academias podem receber penalidades como multas e suspensão de atividades.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

plugins premium WordPress