Siga nossas redes sociais

Enem tem menor número de inscritos em 13 anos no Amazonas

por Clara Toledo Serafini

Enem no AM tem menor números de inscritos dos ultimos 13 anos

No Amazonas, o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, apresenta um número baixo de inscrições comparado a outras edições da prova.

O estado teve o menor número de inscritos em 13 anos. Em 2021, foram registradas 107 mil inscrições, menor número registrado desde o ano de 2008, quando o estado contabilizou pouco mais de 70.600 inscrições – de acordo com dados do Inep.

Para confirmar a inscrição, era necessário pagar uma taxa de R$ 85, valor que sofre um aumento desde 2015, que até então era de R$ 35.

De acordo com o sociólogo e colunista da BandNews Difusora, Marcelo Seráfico, a taxa de inscrição foi um dos fatores que dificultaram maior adesão da população:

“Para muitos estudantes, a taxa é muito alta, considerando o fato de que o desemprego e portanto, a vida desses estudantes, seja por conta deles ou de seus pais estarem sem renda, pagar uma taxa desse valor pode significar sacrificar uma alimentação”, disse o sociólogo.

A isenção dessa taxa podia ser solicitada por alunos de escolas públicas ou de baixa renda.

No entanto, quem ganhou isenção no ano anterior mas faltou à prova não teve direito de obter a gratuidade novamente.

A regra já estava em vigor nos anos anteriores, mas por causa do ano de pandemia, a Defensoria Pública abriu ação na Justiça contra o governo, pedindo que a isenção fosse mantida.

O estudante Rui Yugui, se formou recentemente no ensino médio e afirma que o alta valor da taxa pesou na decisão de não se inscrever no Enem desse ano:

“Eu gostaria muito de tentar novamente neste ano, só que a taxa complicou um pouco. Nem todo mundo consegue emprego logo que se forma e a questão da taxa de isenção que não foi disponibilizada para muitos alunos, mesmo com o ano de pandemia em que muito gente faltou por conta do vírus”, afirmou o estudante.

A queda nas inscrições no Amazonas acompanhou dados nacionais do Enem.

O Inep informou que o número de inscritos neste ano está por volta de 3 milhões, o menor desde 2005.

O Enem é um dos principais meios de entrada no ensino superior.

O professor Luiz Antônio conta que, na escola onde leciona, a falta de recursos dos estudantes acaba dificultando as inscrições no Enem.

“De um total de 15 estudantes que tinham interesse em fazer o Enem, apenas três fizeram a inscrição, porque o restante não teve acesso a internet. Acesso esse que o governo se recusa a garantir para a população de estudantes. Esses poucos só conseguiram acessar porque os professores compartilharam os dados celulares”, disse o professor.

No Amazonas, 3 mil pessoas se inscreveram para fazer a prova digital. Enquanto, 104.816 pessoas se inscreveram para fazer a prova impressa.

O Enem está marcado para ocorrer nos dias 21 e 28 de novembro.

Ouça este conteúdo:

Reportagem: João Felipe Serrão
Fotos: Agência Brasil

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress