Sexo sem camisinha leva 2,2 mil pessoas a buscar medicação contra o HIV em Manaus. O número foi registrado pela Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) e é a segunda maior demanda da unidade hospitalar depois da malária.
Os mais de 2 mil atendimentos referem-se a medicação que tem o objetivo de reduzir o risco de infecção pelo HIV, vírus causador da Aids.
O procedimento de urgência é denominado de Profilaxia Pós-Exposição de Risco – PEP, disponibilizado gratuitamente na unidade de saúde para todas as pessoas que tiveram exposição ao vírus.
De acordo com a Fundação, nos últimos três anos a quantidade de pessoas que buscaram o procedimento foi 2.249, sendo 629 em 2020, 960 no ano passado e 660 de janeiro a agosto deste ano.
Além da Fundação de Medicina Tropical, o protocolo da PEP na capital também pode ser encontrado no Instituto da Mulher Dona Lindu e na Maternidade Moura Tapajós.
O protocolo da PEP é iniciado a partir do momento em que o tempo transcorrido entre a exposição ao vírus e o atendimento na unidade de saúde é menor que 72 horas. Além disso, o resultado do teste rápido da pessoa exposta deve ser não-reagente para o vírus. Se o teste for positivo, o encaminhamento será específico para tratamento do HIV.
Da redação