Siga nossas redes sociais

Em reunião na Colômbia, Lula afirma que Brasil vai zerar desmatamento na Amazônia até 2030

por Clara Toledo Serafini

O presidente Luís Inácio Lula da Silva afirma que o Brasil vai zerar o desmatamento na região amazônica até 2030. A afirmação foi feita durante visita à cidade de Letícia, na Colômbia, para participar da Reunião Técnico-Científica da Amazônia.

O encontro foi organizado pelo presidente da Colômbia Gustavo Petro. A reunião antecede a Cúpula da Amazônia, marcada para 8 de agosto, em Belém. Lula pediu o apoio dos oito países que compõem a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) e compromisso em defender a região.

Lula destacou que a reunião técnico-científica discutiu temas fundamentais como a proteção dos povos indígenas, a promoção da ciência, da tecnologia e da inovação, da bioeconomia e o combate aos crimes transnacionais. O presidente brasileiro enumerou uma série de propostas e expectativas sobre o fortalecimento da cooperação entre os países amazônicos, incluindo a criação de um Fórum de Cidades Amazônicas e um Parlamento Amazônico.

“É preciso valorizar o papel dos prefeitos, governadores e parlamentares. Não se faz política pública sem participação de quem conhece o território. Para isso, queremos formalizar o Foro de Cidades Amazônicas e o Parlamento Amazônico”, disse Lula.

Ainda no evento, Lula anunciou que deve implantar um Centro de Monitoramento Internacional em Manaus para combater o narcotráfico na região da tríplice fronteira entre Colômbia, Brasil e Peru.

Da redação.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress