Siga nossas redes sociais

Em Manaus, mais de mil professores aguardam convocação de concurso público da Semed

O concurso foi destinado para o preenchimento imediato de 400 vagas e

por Clara Toledo Serafini

Em Manaus, mais de mil professores aguardam convocação de concurso público da Semed
Reportagem: Clara Toledo

O sentimento de felicidade de passar em um concurso público foi substituído pela sensação de injustiça para 1.238 professores em Manaus, que estão no cadastro reserva do certame realizado em 2018 pela Secretaria Municipal de Educação (Semed).

(Foto: Divulgação)

O concurso foi destinado para o preenchimento imediato de 400 vagas e os aprovados que não foram nomeados ao longo dos anos ficaram no cadastro reserva.

No entanto, ao invés de chamar esses professores que estavam na espera, a prefeitura realizou outros processos seletivos, contratando profissionais temporários.

Bruno Gomes foi um dos aprovados. Ele é um dos representes da comissão do Cadastro Reserva 2018 e afirma que o grupo foi deixado de lado pela Semed. (Ouça)

Em novembro de 2021, o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE) determinou que o então secretário municipal de educação, Pauderney Avelino, fosse proibido de contratar professores temporários em detrimento dos profissionais aprovados no último concurso da pasta, sob pena de multa.

Pauderney acatou o pedido, mas depois voltou atrás.

Já agora, em junho de 2022, foi publicado no Diário Oficial do Município a demissão de 682 servidores temporários contratados para a Semed em 2018, por conta do término do prazo contratual. A decisão foi assinada pelo subsecretário de administração e finanças, Lourival Littaif Praia.

Deleon Araújo é professor de educação física e também está no cadastro reserva da Semed há mais de quatro anos. Ele critica a demora da pasta em convocar os profissionais e destaca o déficit de professores na rede de ensino. (Ouça)

O professor Bruno Gomes cobrou mais rapidez no processo que há mais de quatro anos deixa os profissionais de educação na expectativa de serem convocados. (Ouça)

Foi publicado no Diário Oficial do Município a lei que cria 3.500 novos cargos de professores de nível superior, na rede municipal de ensino.

A prefeitura de Manaus pretende realizar um novo concurso público para a Secretaria Municipal de Educação.

Os professores que estão no cadastro de reserva do concurso de 2018 esperam preencher as vagas existentes antes da realização do novo certame.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress