Siga nossas redes sociais

Em Manaus, Alckmin anuncia medidas contra seca e antecipação do pagamento de benefícios sociais

por Clara Toledo Serafini

 

Reportagem: Ricardo Chaves

Em visita à Manaus o vice-presidente da república Geraldo Alckmin anunciou uma série de medidas para amenizar os impactos da estiagem severa que atinge o Amazonas.

O Governo Federal irá antecipar para o dia 19 de outubro o pagamento do Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC) para a população dos municípios que estão em situação de emergência.

Em todo o Amazonas, 60 das 62 cidades já foram afetadas pela estiagem, com 40 cidades em situação de emergência.

Alckmin também anunciou a liberação do seguro-defeso que começaria apenas a ser pago no dia 15 de novembro e repasses de R$850 aos pequenos agricultores, extrativistas e pescadores que tiveram perda da produção.

A comitiva ministerial vem a Manaus após os impactos da severa estiagem que atinge o Amazonas repercutirem no mundo inteiro.

A visita foi dívida em etapas. Alckmin foi ao Porto de Manaus conferir a medição do Rio Negro, depois fez um sobrevôo na região metropolitana da cidade, visitou a comunidade do Catalão, em Iranduba, afetada pela estiagem e reuniu com prefeitos e empresários na sede do Governo do Amazonas.

Em coletiva de imprensa após a agenda, o vice-presidente disse que não faltará recursos para o estado.

Ele também anunciou a antecipação de auxílios para a população de Beruri, cidade do interior do Amazonas onde ocorreu um deslizamento atingindo 45 residências e deixando outras 30 em situação de risco.

Aproximadamente 300 pessoas foram diretamente afetadas: (Ouça)

Alckmin também falou que governo federal destinará recursos para garantir o abastecimento de comida, água e combustível que serão distribuídos após as prefeituras apresentarem planos de trabalho.

Outra grande preocupação é com o fornecimento de energia elétrica, já que a hidrelétrica de Santo Antonio teve a operação parada devido ao nível das águas.

Alckmin disse que o governo analisa contratar energia de termelétricas: (Ouça)

O Programa Mais Médicas também enviará 240 médicos para Manaus e 540 para o Amazonas.

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, alertou para os impactos da mudança climática que leva cada vez mais evento extremos existirem no país: (Ouça)

A ordem de serviço de dragagem entre Tabatinga e Benjamin Constant foi assina nesta quarta-feira e deverá ficar pronta entre 30 e 45 dias. O serviço será realizado em 8 quilômetros.

Em 15 dias, o Dnit e o Ministério de Portos e Aeroportos deverão contratar dragagem no rio madeira, região que compreende a região do Tabocal até a foz do Rio Amazonas, no valor de R$ 100 milhões de reais. Ao todo serão 12 quilômetros. Entre 30 e 45 dias deverá ser concluída.

Outros locais deverão ser mapeados para verificar se outros locais irão precisar de dragagem para manter a navegação na região.

Além de Alckmin, 11 ministros vieram a Manaus, entre eles José Múcio (Defesa), Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional) e Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança Climática).

O presidente Lula está em casa e se recupera de uma cirurgia no quadril e nas pálpebras.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress