Reportagem: Victor Litaiff.
Em meio à campanha de combate contra arboviroses e o principal vilão transmissor de algumas delas, o mosquito Aedes Aegypti, a cena tem sido comum na capital amazonense: o abandono de pneus que acumulam água parada.
Em algumas zonas da cidade, isso tem chamado a atenção da população na capital.
Um desses pontos fica na Av. Cosme Ferreira, no bairro Zumbi dos Palmares, em que lixo e pneus estão jogados no canteiro central da avenida.
Como denuncia o comerciante Galtiere Silva, ele conta que além do abandono o irônico é que esses pneus e lixos estão largados bem em frente a uma UBS e um outdoor que fala do combate contra as arboviroses. (Ouça)
Outros moradores, desta vez da zona sul da cidade, na av. Crespo com entrocamento com a Av. Tefé no Bairro Raiz, moradores falam do lixão que fica na via, além dos pneus abandonados bem na esquina das avenidas.
A motorista de aplicativo Janeth Barcelar, fala que é comum esse lixão a céu aberto. (Ouça)
Mas o que fazer para descatar de maneira correta os pneus inutilizados? Um ponto de descarte pode ser feito por meio do Ponto de Entrega Voluntária (PEV), no Reciclanip, situado na estrada de Puraquequara, s/nº, zona Leste de Manaus.
A Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), informou que os lugares onde foram denunciados já estão sendo providenciados o recolhimento.
A pasta também informa que a população pode solicitar a limpeza onde tenha lixeiras viciadas e abandonos de pneus pelo “Disk Limpeza” pelos números (92) 98401-2542 e 98842-1276.