Siga nossas redes sociais

Educação do Amazonas ganha investimento de R$ 400 milhões em programa do governo

por Clara Toledo Serafini

Investimento de 400 milhões é feito na educação por meio do programa Educa+Amazonas

O programa ‘Educa+Amazonas’ reúne 13 projetos prioritários com investimento da ordem de R$ 400 milhões nas redes públicas estadual e municipais de educação. O programa é uma iniciativa do Governo do Amazonas e teve seu lançamento nessa sexta-feira (23), no Centro de Convenções Vasco Vasques, em que prefeitos e secretários municipais de educação reuniram-se e assinaram o Pacto pelo Fortalecimento da Educação no Amazonas.

“O que nós estamos fazendo aqui é a pavimentação de um caminho seguro para quem está na sala de aula. Essa pessoa vai ser o cidadão de amanhã e é ele que vai tomar as decisões importantes”, disse o governador Wilson Lima.

Durante o lançamento do programa, ao lado do titular da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, Luís Fabian Barbosa, o governador assinou atos para implantação dos 13 projetos do programa, entre os quais o projeto de lei que encaminhará para Assembleia Legislativa do Estado propondo o 14° e 15° salários para os profissionais de educação.

“É o programa que vai revolucionar a educação do nosso estado, algo sem precedentes. São 13 projetos que focam na qualificação e na bonificação dos professores da educação, na recuperação da aprendizagem pós-pandemia e na preparação do nosso jovem para o seu futuro. São tantas novidades que isso de fato vai mudar os rumos da educação do nosso estado”, afirmou Fabian.

Pacto – Para formalizar as parcerias e investimento nas redes municipais de ensino, foi assinado o Pacto pelo Fortalecimento da Educação no Amazonas com as prefeituras de 62 municípios do estado. O total de 26 prefeitos compareceram à cerimônia, os demais enviaram representantes.

O programa “Educa+Amazonas” contempla quatro eixos prioritários definidos pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto. São eles: recuperação da aprendizagem; qualificação e reconhecimento dos profissionais da educação; preparação do estudante para o futuro; e meio ambiente e sustentabilidade.

Preparando para o futuro – No grupo de projetos com foco na preparação do estudante para o futuro, estão: Na Ponta da Língua, Educação Empreendedora, Fazer para Aprender, EduTech e Da Escola para o Trabalho.

Juntos, eles atuarão na formação de profissionais criativos, empreendedores, com pensamento crítico e habilidade para solucionar problemas, com conhecimento em programação e uso de tecnologia.

Da redação com informações da Secom
Foto: Divulgação/Bruno Kelly; Diego Peres/Secom

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress