Reportagem: Ricardo Chaves.
O MDB reconduz o senador Eduardo Braga a liderança da legenda no Senado para 2025/2026. A decisão foi tomada foi unanimidade em reunião da bancada do partido nesta quarta-feira, 4.
O MDB é a terceira maior bancada do Senado Federal com 11 parlamentares. Com a recondução, o senador, que ocupa a função desde 2019, ficará a frente da liderança do partido por no mínimo oito anos.
Além de Eduardo Braga, o Amazonas conta com Omar Aziz como líder do PSD, que reúne 15 membros, e Plínio Valério à frente do PSDB, representando a sigla como único tucano no Senado. No entanto, Aziz e Braga lideram as maiores bancadas da Casa.
A recondução de Eduardo Braga ocorre em meio às discussões da reforma tributária, ao qual o parlamentar é relator, e das articulações para a sucessão da presidência do Senado da República.
Em sessão do Senado, o senador Renan Calheiros (MDB-AL), anunciou a decisão do partido e citou a forma equilibrada que Braga tem conduzido a liderança da sigla: (Ouça)
Calheiros também comunicou que o MDB definiu que apoiará para sucessão do atual presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) no próximo ano, a candidatura do senador David Alcolumbre (UB-AP).
O senador Eduardo Braga agradeceu a bancada pela recondução e defendeu o compromisso da legenda de apoiar Alcolumbre: (Ouça)
A bancada entregou uma carta de compromissos programáticos ao senador, que entre vários pontos, defende o permanente diálogo institucional entre os Poderes da República e a celeridade na tramitação e deliberação da PEC 35/2022 (sobre crimes contra o Estado de Democrático de Direito) e dos projetos de lei do chamado “pacote em defesa da democracia”, que pune crimes de intolerância política.