Siga nossas redes sociais

Ecoturismo no Amazonas tem grande potencial econômico, mas irregularidades ameaçam vida de animais

por Clara Toledo Serafini

Ecoturismo no Amazonas tem grande potencial econômico, mas irregularidades ameaçam vida de animais.

A atividade do ecoturismo, como uma das principais fontes econômicas do estado, carrega as belezas da natureza amazônica e ainda incentiva a renda de quem sobrevive em meio a regiões extremas. No entanto, as irregularidades que agridem o meio ambiente ameaçam a perda dos atrativos do estado.

Segundo definição do Ministério do Meio Ambiente, o ecoturismo é um segmento que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva a conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista por meio da interpretação do ambiente.

O colunista de Turismo e Cultura da BandNews Difusora, Orlando Câmara, destaca que a diversidade da Amazônia torna a região um dos principais pontos do turismo ecológico. (ouça)

O Amazonas é um bom exemplo boas práticas no ecoturismo, porém não é incomum ver casos de irregularidades no contato com animais, um dos grandes atrativos dessa atividade.

Carregar animais no colo, tirar selfies, tocar e alimentar botos-cor-de-rosa e macacos a princípio parece divertido, mas pode trazer consequências para o bem estar dessas espécies, como explica o professor da Faculdade de Educação da UFAM e Doutorando em Zoologia, Washington da Silva Mendonça. (ouça)

Uma pesquisa da ONG Proteção Animal Mundial de 2017 mostrou que das 18 agências de turismo analisadas, 94% das excursões ofereciam a oportunidade de tocar e segurar animais para tirar fotos e, em 74% delas, a prática era incentivada.

Os botos eram os animais mais oferecidos, seguidos por preguiças, jacarés-tinga, sucuris e macacos-de-cheiro.

O colunista Orlando Câmara lembra que não é possível falar em ecoturismo, sem pensar em preservação. (ouça)

O professor Washington da Silva afirma que as autoridades públicas podem desenvolver ações para reduzir os impactos das ilegalidades. (ouça)

O manuseio de animais silvestres é um crime previsto na Lei de Crimes Ambientais e, apesar de parecer comum durante passeios turísticos, a prática ilegal prevê penalidades que variam de três meses a um ano.

Reportagem: João Felipe Serrão
Foto: Luiz Antônio Gambá; Reprodução/Internet

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress