Siga nossas redes sociais

Doenças respiratórias aumentam durante o período chuvoso no Amazonas

por Clara Toledo Serafini

Doenças respiratórias aumentam durante o período chuvoso no Amazonas

Reportagem: Guilherme Guedes

O início do período chuvoso no Amazonas aumenta a incidência e a transmissão de doenças respiratórias. Com isso, a população deve estar em alerta com a chegada do “Inverno Amazônico”.

Doenças respiratórias aumentam durante o período chuvoso no Amazonas

Durante os meses mais frios do ano, os diagnósticos mais comuns são de rinite alérgica, asma, sinusite, bronquite crônica, doença obstrutiva pulmonar crônica e pneumonias.

Em menos de um mês, Jéssica Santos trouxe a filha de 8 anos duas ao hospital por complicações de doenças respiratórias. A dona de casa já está atenta com a chegada do inverno. (ouça)

Este homem, que preferiu não se identificar, conta que também sofre com problemas respiratórios. (ouça)

O otorrinolaringologista Rafael Carvalho, médico da Policlínica Gilberto Mestrinho, alerta para a prevenção de vírus respiratórios. (ouça)

A recomendação é manter os ambientes arejados e com entrada de luz solar, evitar o uso de tapetes e cortinas que possam auxiliar na formação de ácaros, fungos e poeira. Além da limpeza periódica do aparelho de ar-condicionado e de ventiladores.

Os vírus respiratórios costumam ser divididos em um resfriado comum, sem o comprometimento pulmonar, e em gripe, com a ocorrência de febre e falta de ar, e nos casos de acometimento mais sistêmico, o paciente deve procurar uma UBS, além do Serviço de Pronto Atendimento (SPA) ou Unidade de Pronto Atendimento (UPA), para avaliação médica.

Para as doenças respiratórias, a principal medida preventiva é a vacinação. Além disso, é preciso dar atenção aos bons hábitos de higiene como a lavagem correta das mãos, o uso do álcool gel, usar máscara, não compartilhar objetos de uso pessoal e evitar aglomerações em ambientes fechados com ar-condicionado.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress