O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) quer transferir R$ 90 milhões que seriam usados na hidrovia do Pedral do Lourenço, no Pará, para a construção de um novo terminal portuário no Amazonas, na Manaus Moderna.
O órgão alega que a obra no Pará atrasou por falta de licenciamento ambiental e que o porto de Manaus já está pronto para começar, mas sem recursos suficientes.
O pedido de transferência foi enviado ao Ministério de Portos e Aeroportos, que ainda analisa a proposta.
Apesar disso, o Pedral do Lourenço conseguiu, nos últimos dias, a licença para iniciar a remoção de pedras no rio Tocantins, obra estimada em mais de R$ 1 bilhão.
Já o terminal Manaus Moderna prevê investimento total de R$ 974 milhões, com três áreas de atracação, pátio de cargas e um terminal de passageiros, no centro da capital amazonense.
Por enquanto, não há decisão definitiva sobre o remanejamento dos recursos.
As informações são da Folha Press.
Da redação.