Dia nacional do diabetes: alimentação faz a diferença no combate à doença

 

Reportagem: Victor Litaiff

Sobrepeso, sedentarismo, triglicerídeos elevados, hipertensão e ingestão de alimentos inadequados, são as causas da Diabete tipo 2, doença que é adquirida por maus hábitos.

A doença atinge mais de 13 milhões de pessoas de acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, isso representa 6,9% da população nacional.

Segundo o Atlas do Diabetes da Federação Internacional de Diabetes (IDF), a crescente urbanização e a mudança de hábitos de vida por exemplo como maior ingestão de calorias e aumento do consumo de alimentos, são fatores preocupantes.

Ter uma boa alimentação é fundamental para evitar o diabete tipo 2, mas você sabe quais alimentos para evitar futuras complicações com a doença?

Anna Carolina Persilva, nutricionista especialista em saúde intestinal, relata quais alimentos podem trazer complicações como o aumentando dos níveis de glicose no sangue. (Ouça)

Apesar dos perigos da má alimentação há pessoas que não resistem aos quitutes que podem elevar o nível de glicose no sangue. É o caso da Dona de casa Giselle Silva. (Ouça)

A Nutricionista Anna carolina explica que nem toda fruta é boa para o consumo de quem tem a diabete tipo 2 e revela quais frutas podem aumentar o nível da glicose no sangue. (Ouça)

O diabetes mellitus (Tipo 2) tem como sintomas: fome frequente; sede constante; Formigamento nos pés e mãos; Vontade de urinar diversas vezes; Infecções frequentes na bexiga, rins, pele e infecções de pele; feridas que demoram para cicatrizar, além de visão embaçada.

Apresentando esses sintomas é fundamental que o paciente procure com urgência o atendimento médico especializado para dar início ao tratamento.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

plugins premium WordPress