Siga nossas redes sociais

Dia Mundial do Diabetes: hábitos saudáveis ajudam a controlar doença que afeta mais de 100 mil no AM

 

por Liandre Coutinho

Cerca de 100 mil casos de diabete estão presentes em pessoas que vivem no Amazonas, segundo a Secretaria Estadual de Saúde. Esta doença crônica afeta como o corpo metaboliza a glicose, um tipo de açúcar presente no sangue.

Mas apesar da origem comum, existem diferentes tipos de diabete, como Tipo 1, tipo 2, pré-diabete e gestacional.

A doença também tem uma forte relação com condições ambientais, econômicas e culturais, especialmente no caso do diabete tipo 2.

Para educador físico e criador do programa Amazonas + Saudável, Marcelo Belota, é preciso pensar além dos fatores culturais e lembrar que Manaus é uma das capitais com mais casos de obesidade do país. (Ouça)

O Ministério da Saúde aponta que uma das formas de controlar o diabete é intervindo no sobrepeso e na obesidade.

Segundo um relatório de 2020 do Vigitel Brasil/Ministério da Saúde, a frequência de adultos com excesso de peso em Manaus é de 60,9%.

Nesse sentido, Marcelo Belota afirma que hábitos saudáveis são aliados no controle e prevenção de diabete, assim como de outras doenças crônicas. (Ouça)

O Dia Mundial do Diabete é celebrado em 14 de novembro. A data foi criada em 1991 para conscientizar sobre a doença e destacar a importância da prevenção.

Toda pessoa portadora de diabete deve receber um tratamento adequado para evitar complicações, como cegueira, possíveis amputações e, em casos mais graves, a morte.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress