Siga nossas redes sociais

Dia Mundial do Diabetes: hábitos saudáveis ajudam a controlar doença que afeta mais de 100 mil no AM

por Clara Toledo Serafini

 

por Liandre Coutinho

Cerca de 100 mil casos de diabete estão presentes em pessoas que vivem no Amazonas, segundo a Secretaria Estadual de Saúde. Esta doença crônica afeta como o corpo metaboliza a glicose, um tipo de açúcar presente no sangue.

Mas apesar da origem comum, existem diferentes tipos de diabete, como Tipo 1, tipo 2, pré-diabete e gestacional.

A doença também tem uma forte relação com condições ambientais, econômicas e culturais, especialmente no caso do diabete tipo 2.

Para educador físico e criador do programa Amazonas + Saudável, Marcelo Belota, é preciso pensar além dos fatores culturais e lembrar que Manaus é uma das capitais com mais casos de obesidade do país. (Ouça)

O Ministério da Saúde aponta que uma das formas de controlar o diabete é intervindo no sobrepeso e na obesidade.

Segundo um relatório de 2020 do Vigitel Brasil/Ministério da Saúde, a frequência de adultos com excesso de peso em Manaus é de 60,9%.

Nesse sentido, Marcelo Belota afirma que hábitos saudáveis são aliados no controle e prevenção de diabete, assim como de outras doenças crônicas. (Ouça)

O Dia Mundial do Diabete é celebrado em 14 de novembro. A data foi criada em 1991 para conscientizar sobre a doença e destacar a importância da prevenção.

Toda pessoa portadora de diabete deve receber um tratamento adequado para evitar complicações, como cegueira, possíveis amputações e, em casos mais graves, a morte.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress