Siga nossas redes sociais

Dia mundial do chocolate: conheça os benefícios da guloseima

por Clara Toledo Serafini

Dia mundial do chocolate

Há quem diga que os povos Maias e Astecas são os pioneiros no cultivo do cacau, a principal matéria-prima do chocolate. Mas sabe? Pra muita gente não importa: o fato é que esta iguaria é sinônimo de felicidades!

No dia 07 de julho, comemora-se o Dia mundial do Chocolate. O chocolate é reconhecido por liberar duas substâncias – a serotonina e a endorfina – que atuam direto no cérebro e proporcionam, entre outras coisas, prazer, alegria e bem-estar. Tem mulher que admite que quando está na ‘TPM’, só um chocolate pra acalmar:

Consumido puro, em recheios de pizzas, bebidas e cookies, o chocolate sem dúvida é uma delícia. A confeiteira Arianne Silva conta que o produto é o principal ingrediente de inúmeras receitas:

“Chocolate é vida, na confeitaria utilizamos ele para tudo. Desde recheio de bolos, massas de chocolate, coberturas, brigadeiros tradicionais e trufas. O que eu tenho feito bastante são brownies e ‘bolos vulcões de chocolate’.

Chocolate e Saúde

Mas como tudo que é demais faz mal, com o chocolate não é diferente. Quando consumido da forma correta, a iguaria pode proporcionar alguns benefícios como combater o estresse, ajudar no raciocínio e ainda melhorar o humor, como reforça o neurocientista, Fabiano de Abreu:

“É inevitável pensar em chocolate e não vir logo a mente, os flavonoides e no meu caso, não pensar na memória”. O médico explica que os flavonoides são compostos bioativos com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Eles são capazes de reduzir em até quatro vezes os riscos de Alzheimer e outras doenças. O neurocientista afirma que o consumo do chocolate já confirmou ganho nas funções cognitivas.

Ele diz ainda que o chocolate é um importante aliado na luta contra a depressão:

“Ao levar em consideração que o processo de armazenamento de memória envolve a emoção e a serotonina torna torna a aprendizagem mais eficiente – além de ser um neurotransmissor relacionado à felicidade que quando em baixa é o responsável pela depressão – logo percebemos a importância do chocolate neste processo de memorização”.

No dia 7 de Julho é comemorado em todo o mundo o Dia Mundial do Chocolate. Mas para o bom chocólatra não existe um dia perfeito para consumir o tal “alimento dos deuses”.

E nada melhor do que comemorar comendo chocolate, não acha? Então tá… que seja com moderação!

Ouça este conteúdo:

Reportagem: Álex Ferreira
Foto: Pexels

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress