Siga nossas redes sociais

Dia dos Povos Indígenas: Parque das Tribos é exemplo na promoção da dignidade e diversidade

por carlao

Reportagem: Liandre Coutinho. 

O acesso à moradia e a permanência na cidade são um dos maiores desafios enfrentados por indígenas no contexto urbano. Além disso, a infiltração de aproveitadores têm prejudicado o movimento social.

As reflexões são do líder eleito da comunidade Parque das Tribos, o Cacique Ismael Munduruku, que concedeu uma entrevista à BandNews Difusora.(Ouça)

Nesse sentido, a comunidade Parque das Tribos é um exemplo de resistência.

O espaço é o maior conglomerado urbano de indígenas do Brasil e está localizado no bairro Tarumã Açu, zona oeste da cidade.

São mais de TRINTA povos diferentes vivendo em um centro multiétnico, referência nacional na manutenção de tradições.

Pensando no dia 7 de fevereiro, data em que se comemora a luta dos povos indígenas, o Cacique falou sobre a importância do Parque.(Ouça)

Além disso, Ismael também explicou que a mudança daqueles que vêm para a capital envolve diferentes motivações, como os estudos ou a busca por tratamento médico.

E esse processo é repleto de aspectos culturais e dificuldades.(Ouça)

A partir da não tão breve experiência de quase 20 anos, o Cacique Ismael cita medidas para garantir a dignidade dos indígenas que vivem no contexto urbano.(Ouça)

O Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas foi instituído em 2008, para dar visibilidade aos debates e pautas importantes dos povos originários, como a manutenção das terras e dos modos de vida em todo o território.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress