Siga nossas redes sociais

“Dia D” de mobilização contra a dengue acontece neste sábado no Amazonas

por Clara Toledo Serafini

Manaus inicia vistorias em mais de 63 bairros para combater criadouros do mosquito da dengue

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas promove uma mobilização coletiva contra a dengue, neste sábado (02/03), marcando o Dia D contra a Dengue.

A mobilização ocorre junto à agenda nacional do Ministério da Saúde.

A iniciativa reforça as ações de prevenção e eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, com o tema “10 minutos contra a dengue”.

A campanha enfatiza que, se cada pessoa separar dez minutos por semana para tomar atitudes e acabar com a água parada, é possível combater a dengue e contribuir para a redução do número de casos da doença.

Como eliminar criadouros?

Todo recipiente que pode acumular água parada pode funcionar como criadouro do mosquito Aedes aegypti.

Entre os itens a serem vistoriados estão vasos de plantas, pneus velhos, garrafas vazias, calhas, e qualquer outro recipiente que possa acumular água.

O combate à dengue é uma responsabilidade de todos: governos e sociedade. Para reduzir o número de casos, é preciso evitar que o mosquito se prolifere.

Sintomas da dengue

A dengue tem tratamento disponível na rede pública de saúde e a demora para procurar atendimento pode agravar os sintomas. É preciso ficar atento aos sintomas. Além disso, começar o tratamento de forma precoce é essencial para evitar formas graves da doença.

Os sintomas da dengue são: Febre alta e/ou persistente; dores musculares e nas articulações; manchas vermelhas; dor de cabeça ou atrás dos olhos; diarreia e/ou dor forte na barriga; pressão baixa; náusea e vômitos frequentes; agitação ou sonolência; sangramento espontâneo; diminuição da urina; extremidades frias.

Em caso de suspeita de dengue, procure um serviço de saúde para avaliação médica.

Da redação.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress