Dezembro é mês de combate ao HIV e alerta sobre os sintomas da doença. A programação da campanha “Dezembro Vermelho” serve para a conscientização da prevenção e combate ao HIV/Aids com o slogan “(Con)vivendo na Posithividade: Respeito e Cuidado”.
A campanha também visa informar e levar a reflexão de que é possível viver com HIV sem estigma e preconceito.
A médica infectologista, Adriane Ribeiro pede que faça os exames periodicamente e se receber o diagnóstico positivo, realize o tratamento adequado.
As ações feitas durante este mês são realizadas em parceria com a Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado.
A campanha ‘Dezembro Vermelho’ busca destacar a prevenção ao HIV/Aids e levar ao diagnóstico precoce, por meio de testagem, e, assim, encaminhar para a realização do tratamento.
Com a mobilização, a rede municipal intensificou a oferta de teste rápido em Unidades Básicas de Saúde (UBS), além da entrega de preservativos masculinos e femininos.
Atividades educativas também foram intensificadas para orientar a população sobre a importância da prevenção, como fala a enfermeira Marinelia Ferreira.
Segundo dados do Ministério da Saúde, a cada 15 minutos uma pessoa se infecta com o vírus no Brasil. Estima-se que 112 mil pessoas estejam com o vírus e não saibam.
O número reforça a importância da realização de testes para diagnóstico, sempre que uma pessoa passar por situações de risco, como sexo sem proteção.
Da redação