Reportagem: Ricardo Chaves
A Assembleia Legislativa do Amazonas quer convocar a Marinha do Brasil a prestar informações sobre uma portaria que restringe à navegação noturna em rios do Estado.
A recomendação partiu da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental, publicada no último dia 18, que apontou alguns trechos críticos dos rios Amazonas e Solimões em razão do período de estiagem.
A proposta foi apresentada pelo deputado estadual Dan Câmara (Podemos) e subscrita pelo presidente da Aleam, Roberto Cidade (UB) e o deputado estadual Adjuto Afonso (UB).
Dan Câmara argumentou que a solicitação busca fazer com que a população compreenda os motivos da restrição. (Ouça)
O presidente da Casa, Roberto Cidade (UB), destacou a importância da navegação para abastecer os municípios. (Ouça)
A medida da Marinha também repercutiu entre a bancada federal.
O deputado Sidney Leite (PSD) considera importante e correta a preocupação da Marinha com a segurança dos amazonenses, no entanto, é preciso pensar em maneiras para que os municípios não sejam afetados economicamente. (Ouça)
O deputado disse que o tema ainda não foi discutido de forma conjunta pela bancada federal. Sidney defendeu que sejam articulados mais recursos para estudos, diagnósticos e obras para melhorar a logística do estado. (Ouça)
A portaria orienta que as embarcações devem trafegar apenas de dia e quando a profundidade local, em metros, atinja o valor menor ou igual a 1,5 vezes o calado do navio.
O calado é a distância vertical entre a parte inferior da quilha e a linha de flutuação de uma embarcação.