Reportagem: Ricardo Chaves
Deputados federais pedem suspensão das ações da Polícia Federal e IBAMA contra garimpo ilegal no sul do Amazonas.
Em discurso na Câmara, o deputado federal Átila Lins (PSD) registrou seu protesto contra a operação e pediu ao presidente Lula, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e ao Ministro da Justiça, Flávio Dino, a suspensão das fiscalizações no sul do Amazonas.
O deputado federal Silas Câmara também criticou a operação no Amazonas e disse que os garimpeiros são trabalhadores.
As ações do IBAMA e Polícia Federal são contra cerca de 6 mil garimpeiros que atuam no Rio Madeira nas proximidades dos municípios de Humaitá e Manicoré.
Os parlamentares defendem que IBAMA e PF adotem postura de orientação e diálogo e encontrem caminhos para “regularizar o funcionamento dessas atividades.