Siga nossas redes sociais

Defesa Civil alerta para dificuldades de navegação por baixo nível dos rios

por Clara Toledo Serafini

Comunidades tradicionais são objeto de estudo que busca soluções para saneamento básico no interior do AM

A baixa quantidade de chuvas no primeiro trimestre do ano está dificultando a recuperação dos rios do Amazonas e a Defesa Civil alerta para a possibilidade de o estado enfrentar problemas de navegação já no segundo semestre de 2024.

Segundo o relatório do monitoramento hidrológico apresentado nessa quarta-feira (13) pelo órgão, o cenário é preocupante no que diz respeito a recuperação do nível dos rios tendo como principal influência o baixo nível nos meses de setembro, outubro e novembro, meses da maior estiagem da história do Amazonas.

Conforme a Defesa Civil, no primeiro trimestre deste ano, houve uma anomalia negativa no volume de chuvas em algumas calhas do estado, conforme previsto pelo prognóstico climático.

Nas calhas do Médio Amazonas e Baixo Amazonas, os níveis atuais estão fora da curva para o atual período do ano, mesmo estando em processo de enchente, seguem abaixo da média.

As demais calhas apresentam cotas dentro do que se considera normal para o período, ainda assim o cenário é de uma recuperação discreta, como destaque a calha do Alto Solimões, onde no mês de janeiro em Tabatinga, foi observado um aumento de somente 14 cm no nível do rio.

Para garantir a preparação e minimização dos impactos da possível estiagem, a Defesa Civil do Estado realizou reuniões com diversos setores, incluindo Indústria e Empresas, Tribunal Regional Eleitoral, Fornecedores de Energia Elétrica, Fornecedores de Saneamento e Água, entre outros.

O objetivo dessas reuniões foi fornecer informações e coordenar ações de prevenção, preparação e mitigação, para que os serviços não sejam interrompidos.

Da redação.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress