Siga nossas redes sociais

Cúpula da Amazônia começa nesta terça-feira em Belém

Representantes de 15 países, além de governadores e ministros, vão se reunir nos dias 8 e 9 de agosto, em Belém, no Pará, para debater questões socioambientais da Amazônia, relativas ao desmatamento ilegal, segurança e o desenvolvimento sustentável da região.

Já estão confirmadas as presenças dos presidentes de Brasil, Bolívia, Colômbia, Guiana, Peru e Venezuela.

Por questões internas, Equador e Suriname ainda não confirmaram a ida de seus chefes de Estado, mas garantiram enviar representantes.

Os oito países integram a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), uma organização intergovernamental que forma o único bloco socioambiental da América Latina.

Além desses, outras nações foram convidadas para o evento como o presidente francês, Emmanuel Macron, pois a Guiana Francesa tem parte da floresta amazônica, mas ele não virá ao evento.

No Palácio do Planalto, o evento é considerado como a principal iniciativa da diplomacia do governo Lula, em seu primeiro ano. A avaliação do governo é que a questão climática será um dos temas que vão dominar a agenda internacional pelos próximos anos.

Da redação

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress