As redes sociais são umas das principais fontes de entretenimento no dia-a-dia das pessoas, porém, ainda é uma ferramenta frágil no que diz respeito à segurança, o que torna os usuários alvos de criminosos.
A Polícia Civil do Amazonas tem registrado diversas denúncias de usuários do Instagram que tiveram as contas hackeadas.
Estelionatários clonam os perfis da rede social e simulam vendas de produtos eletrônicos ou eletrodomésticos usados a um preço baixo. Esse tem sido um dos casos mais comuns no atual período.
Após clicar em um link pra ganhar um voucher de um restaurante conhecido na cidade, a conta do personal trainer, Tiago Cardoso, foi invadida e ficou na mão dos criminosos por três dias. (ouça)
O personal entrou em contato com o Instagram e conseguiu recuperar a conta. No entanto, nem sempre o processo é tão simples… a autônoma Tathiane Salles perdeu o acesso ao perfil após fornecer o número de telefone, por direct, a um suposto médico. O que ela não sabia é que aquele usuário também havia sido clonado.
A advogada Lígia Gonçalves escapou, por pouco, de ter o perfil hackeado. (ouça)
O titular da Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Cibernéticos (Dercc), Reinaldo Figueira, explica que os estelionatários geralmente procuram pessoas que tenham uma quantidade significativa de seguidores e com bom reconhecimento entre amigos e familiares.
O especialista em tecnologia, Wanderlyn Júnior, orienta que o usuário do Instagram ative a opção de verificação em duas etapas para ter uma camada a mais de segurança. (ouça)
A Polícia Civil orienta que, quem tiver a conta invadida, precisa avisar aos parentes e amigos, evitando que outros usuários caiam em golpes. A vítima também deve registrar um Boletim de Ocorrência pelo site da Delegacia Virtual e anexar provas como prints, boletos falsos e outros documentos ou ir até a Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Cibernéticos.
Outra orientação é que as pessoas nunca transfiram dinheiro sem antes fazer um contato pessoal para confirmar a negociação.
Reportagem: Cindy Lopes