Está liberada a vacinação contra a Covid-19 em crianças menores de 3 anos sem comorbidades nos pontos de vacinação em Manaus.
A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) afirma que a estratégia chamada “Aproveita Baby” é para evitar que as sobras dos imunizantes sejam desperdiçadas.
Os pais que levarem os menores para se vacinar precisam ir após às 14h até às 17h nos pontos determinados para a aplicação da dose.
Isso porque a vacina para esse público vem em frascos com dez doses, com validade de até 12 horas após aberto, e observamos que a adesão tem sido muito baixa.
Por conta disso, de 8h às 14h, as unidades de referência vão vacinar prioritariamente as crianças com comorbidades, e após esse horário, até 17h, todas as crianças na mesma faixa etária que estiverem na unidade também serão contempladas com as doses restantes daquele dia.
Serviço
Os responsáveis maiores de 18 anos precisam apresentar os seguintes documentos da criança com comorbidades: documento de identidade com foto ou certidão de nascimento, Cartão Nacional de Saúde (CNS) ou CPF, cartão de vacinação, e original e cópia do documento que comprove sua condição de saúde (laudo médico, receita ou carteira dos programas de saúde).
A vacinação contra a Covid-19 desse público é realizada de segunda a sexta-feira, de 8h às 14h, e aos sábados, de 8h às 12h, em quatro unidades de saúde: UBS Áugias Gadelha, na zona Norte; UBS José Rayol dos Santos, na zona Sul; UBS Deodato de Miranda Leão, na zona Oeste; e UBS Alfredo Campos, na zona Leste.
As crianças sem comorbidades também devem ser levadas por seus tutores, portando documento de identidade com foto ou certidão de nascimento e o cartão de vacina.
Da redação