Siga nossas redes sociais

CPI da Amazonas Energia define no dia 30 de maio se vai propor indiciamento da concessionária

por Clara Toledo Serafini

CPI da Amazonas Energia define no dia 30 de maio se vai propor indiciamento da concessionária

Reportagem: Ricardo Chaves

A CPI da Amazonas Energia já tem data definida para finalmente ter um desfecho. O dia 30 de maio é o prazo final para o relator da comissão, deputado Carlinhos Bessa (PV), propor ou não o indiciamento da concessionária de energia.

Nesta terça-feira (24) o presidente da CPI, deputado Sinésio Campos (PT), entregou documentos que, segundo ele, apontam as irregularidades cometidas pela concessionária. Campos destacou as ações do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) de mapear medidores irregulares.

(Foto: Herick Pereira)

O parlamentar avaliou que os medidores irregulares identificados nas ações são apenas uma amostra do que pode estar por vir. A prática foi chamada pelo deputado de ‘gato invertido’. (Ouça)

Uma decisão da Justiça permitiu que a Amazonas Energia continuasse a instalar novos medidores nas residências de consumidores de Manaus. A concessionária informou que está em fase de elaboração do planejamento para retomada do projeto.

Sobre o tema, um recurso da Defensoria Pública do Amazonas ainda aguarda julgamento no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM). A liminar afirma que a instalação viola dispositivos previstos no Código de Defesa do Consumidor.

Na cerimônia de entrega dos documentos, o defensor público Christiano Pinheiro da Costa, cobrou celeridade da justiça. (Ouça)

Já o presidente do Ipem, Márcio André Brito, enfatizou que o caratér técnico das ações da CPI. (Ouça)

Após receber toda a documentação, o relator tem até o dia 30 de maio para apresentar o relatório final. Carlinhos Bessa (PV), destacou leis que surgiram a partir dos trabalhos da CPI e também disse que o relatório terá um caratér ‘técnico e justo’. (Ouça)

O relatório final deve ser encaminhado aos orgãos de controle. Criada em setembro do ano passado, a CPI da Amazonas Energia chegou a ser suspensa por decisão judicial até 11 de outubro.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress