Os relatos das donas de casa Maria Ribeiro e Silvana Lopes, moradoras do conjunto Habitacional Viver Melhor, na zona norte de Manaus, dão rosto às diversas reclamações colhidas pela CPI da Amazonas Energia nas últimas semanas.
Nessa quarta-feira (11) o representante jurídico da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa, Paulo Rogério Kolenda, afirmou que a concessionária vem dificultando o acesso de alguns usuários ao benefício da Tarifa Social, que é um programa voltado para famílias de baixa renda: (ouça)
Durante o auge da pandemia da Covid-19, o número de queixas disparou. Em 2019, foram realizadas 100 representações, já em 2021, até o momento foram 521. Um aumento de 421%.
O assessor jurídico da Comissão de Defesa do Consumidor, que funciona como uma espécie de Procon do legislativo, diz que 80% das reclamações no pico de casos de coronavírus, estavam ligadas a Amazonas Energia: (ouça)
De acordo com os depoimentos recolhidos, desde o início da CPI, a Amazonas Energia descumpriu leis estaduais que proíbem os cortes de energia, mesmo que a conta de luz não tenha sido paga pelos consumidores amazonenses.
Paulo Rogério Kolenda aponta que a concessionária também desrespeita o que é determinado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel): (ouça)
Na próxima terça-feira (16), às 14h, a CPI da Amazonas Energia retorna as atividades, para ouvir os representantes da concessionária.
Reportagem: Ricardo Chaves