Reportagem: Ricardo Chaves.
O secretário municipal de Habitação e Assuntos Fundiários, Jesus Alves (MDB), afirma ter um “papel técnico no governo do prefeito de Manaus, David Almeida”, e que, “como presidente de um partido, busca bons caminhos” para a capital.
A declaração ocorreu após o lançamento da pré-candidatura de David Almeida após ser questionado sobre ser cotado como pré-candidato a vice-prefeito em uma eventual chapa com o prefeito. “Esse não é nosso plano”, disse o político:(Ouça)
O empresário íntegra o governo de David Almeida desde junho do ano passado, na recém-criada pasta pela Prefeitura de Manaus. Filiado ao MDB, é aliado de primeira ordem do senador Eduardo Braga (MDB), que é citado publicamente pelo prefeito em ocasiões públicas, assim como também na segunda-feira, 3, durante ato de lançamento de sua pré-candidatura à reeleição.
Pelas regras da legislação eleitoral, secretários municipais – ou membros de órgãos congêneres – que quiserem concorrer a uma vaga de vereador devem se afastar seis meses antes do pleito. Já para a vaga de prefeito ou vice-prefeito, o prazo para os secretários municipais, incluídos aqui também os secretários estaduais, se desligarem do cargo é de quatro meses, ou seja, até esta quarta-feira, 5. Além dele, Renato Júnior, secretário municipal de Infraestrutura, é cotado como pré-candidato a vice.