Siga nossas redes sociais

Costumes e crenças movimentam mercado alternativo e preparativos para Réveillon em Manaus

Adotar cores referentes a um desejo, pular as sete ondas ou até
Costumes e crenças movimentam mercado alternativo e preparativos para Réveillon em Manaus
Reportagem: Giuliana Fletcher

Adotar cores referentes a um desejo, pular as sete ondas ou até ter cardápio específico, são alguns dos costumes praticados no mundo ocidental no réveillon.

A celebração que ocorre há mais de quatro mil anos e tem origem na Mesopotâmia, com o passar dos anos, passou a ter práticas diferentes em regiões distintas, como o Brasil, que possui a exclusividade das vestimentas em branco que simbolizam a paz, usadas apenas no início da década de sessenta, aderida do Candomblé.

Para cada pessoa os hábitos da virada também funcionam de forma diferente. A engenheira, Karoline Nunes, de 30 anos, conta que possui rituais específicos mas que estes não estão necessariamente ligados à religião, e são na verdade sobre o desejo de ter um ano mais positivo e abençoado. (Ouça)

Para a Técnica em Nutrição, Adrianni França, o hábito de cuidar da alimentação para esperar a chegada de um novo ano já existia antes da profissão.

No cardápio dela não pode faltar lentilhas cozidas que é um costume dos brasileiros introduzido por italianos e significam fartura e prosperidade financeira, mas para Adrianni, que entende de alimentação saudável, a prática também ajuda a ter um reinício com a alimentação reforçada. (Ouça)

Do prato da ceia para o Mercado Municipal Adolpho Lisboa, no Centro de Manaus, onde o autônomo Cristiano Garcia percebe o aumento na movimentação das duas barracas de plantas medicinais do local voltadas para crenças, como chás e banhos.

Ele afirma que nesse período as pessoas estão mais empenhadas e esperançosas por dias melhores e revela o que mais procuram. (Ouça)

Do Mercado para o conforto virtual da Eugenia Rosha que trabalha com tarot desde 2018 e fica com agenda cheia por conta da procura por previsões. Ela afirma que os atendimentos triplicam em dezembro e relata o que as pessoas mais querem saber. (Ouça)

As sessões duram 30 minutos e abrangem todas as aéreas da vida, a maioria delas são feitas online.

E você aí ouvinte, o que faz para iniciar o novo ciclo?

Independente de crenças, que você, ouvinte, tenha um 2023 de muitas realizações e que possamos continuar compartilhando coisas boas juntos sintonizados aqui pela 93.7. Feliz ano novo!

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress