Siga nossas redes sociais

Coronavac será usada na vacinação contra covid em crianças e adolescentes no AM

Em meio ao novo avanço da pandemia do coronavírus e o aumento

por Clara Toledo Serafini

Coronavac será usada na vacinação contra covid em crianças e adolescentes no AM
Reportagem: Cindy Lopes

Em meio ao novo avanço da pandemia do coronavírus e o aumento de casos entre crianças, o Amazonas inclui o uso da vacina Coronavac para o público na faixa etária de 6 a 17 anos. Segundo a Fundação de Vigilância em Saúde, a partir da próxima semana, a prefeitura de Manaus já deve incluir o imunizante fabricado pelo Instituto Butantan na vacinação pediátrica.

(Foto: Antônio Pereira/ Semcom e Carlos Gonçalves/Semsa)

A nota informativa enviada pelo Ministério da Saúde ao Estado destaca que a vacinação é de início imediato a partir do estoque de doses já disponíveis nos municípios.

Para a infectologista Joana Gonçalves, a Coronavac é segura e uma opção a mais para ampliar a cobertura vacinal dos menores. (Ouça)

O uso da Coronavac em crianças foi aprovado na semana passada pela Anvisa e seguirá o mesmo esquema vacinal dos adultos: duas doses da vacina, com um intervalo de 28 dias entre a primeira e a segunda.

O epidemiologista da Fiocruz Amazônia, Jesem Orellana, afirma que, neste momento as crianças estão mais vulneráveis. Ele alerta para a gravidade da situação. (Ouça)

Conforme orientação do Ministério da Saúde, as crianças de 5 anos de idade e as que têm doenças imunológicas, de qualquer idade, não podem ser vacinadas com a Coronavac, mas apenas com a vacina pediátrica da Pfizer, que já está sendo aplicada no estado.

A imunização deve ser realizada após o intervalo de 15 dias após a aplicação de outras doses de vacinas do calendário infantil de rotina.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress