Siga nossas redes sociais

Conheça o “Click Solidário”, projeto que eleva a autoestima de mulheres mastectomizadas

por Clara Toledo Serafini

 

Reportagem: Victor Litaiff

Esses são alguns depoimentos de mulheres que enfrentaram a luta contra o câncer de mama, muitas delas realizaram o procedimento de mastectomia.

O procedimento é a retirada parcial ou total da mama quando uma mulher não pode ser tratada com cirurgia.

Cerca de 63 mil mulheres fizeram a cirurgia de remoção nos últimos cinco anos pelo SUS, de acordo com dados recentes do Datasus, isso significa que a cada 40 minutos é realizada uma cirurgia de mastectomia no país.

Além do enfrentamento da doença, muitas dessas mulheres não conseguem realizar a reconstrução mamária, que gera baixa autoestima e até mesmo a depressão.

Pensando nisso, um projeto que iniciou em 2017 realiza uma ação de resignação, o “Click Solidário”, que chega a sua 7ª edição. O jornalista e fotógrafo Edivan Farias idealizador do projeto fala um pouco desta ação. (Ouça)

Alda Silva, uma das que já participaram do projeto, destaca que relevância dos exames regulares para detectar o quanto antes a doença. (Ouça)

A dona de casa Fátima Silva, que vai participar pela primeira vez do Click Solidário, conta um pouco de sua história recente no combate dela contra o câncer de mama. (Ouça)

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) mostram que o Amazonas deve ter mais de 15 mil casos de câncer entre 2023 e 2025.

O sétimo Click Solidário acontece no dia 29 de outubro na Praça Jeferson Peres na Av. Sete de Setembro, centro da cidade a partir das 15 horas, elevando a autoestima das mulheres que passam e enfrentam o câncer de mama.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress