AO VIVO

Confira resumo das convenções partidárias que movimentaram cenário político do AM no fim de semana

Confira resumo das convenções partidárias que movimentaram cenário político do AM no fim de semana
Reportagem: João Felipe Serrão

As eleições deste ano começam a tomar corpo com o anúncio de candidaturas que concorrerão ao pleito. O final de semana foi marcado pelas convenções partidárias realizadas em Manaus.

No sábado (30), a federação Cidadania/PSDB confirmou o ex-governador Amazonino Mendes como candidato ao governo do Amazonas.

O nome de Amazonino foi oficializado durante convenção realizada na quadra da Escola de Samba Sem Compromisso, bairro Nova Cidade, zona norte de Manaus, juntamente com o candidato a vice governador, Humberto Michiles, do PSDB.

O PSDB também confirmou o ex-prefeito de Manaus, Arthur Neto, como candidato ao Senado; e nomes como José Melo e Wilker Barreto para deputado estadual; e Amom Mandel como pré-candidato a deputado federal.

Sentado, Amazonino Mendes fez críticas ao governo atual e apresentou propostas para o mandato, entre elas, a construção de dois hospitais nas zonas leste e norte da cidade e o aumento do Auxílio Estadual permanente, hoje no valor de 150 reais mensais. (Ouça)

Também no sábado, o Partido dos Trabalhadores (PT) oficializou o apoio à candidatura do senador Eduardo Braga, do MDB, para o governo do Amazonas, em convenção realizada no Sindicato dos Metalúrgicos, na Zona sul de Manaus. O nome do vice não foi divulgado.

O evento contou com a presença de Braga e também de Omar Aziz, do PSD, que foi confirmado como candidato apoiado pelo PT para o Senado.

No domingo (31), a Federação Fé Brasil do Amazonas, que faz parte da Federação Brasil da Esperança, formada por PCdoB, PT e PV, apresentou 34 nomes que concorrerão a cargos legislativos em nível estadual e federal.

Em discurso, Eduardo Braga lembrou das ações dele a frente do Governo do estado e destacou a parceria com o ex-presidente Lula. (Ouça)

No domingo, o deputado estadual Ricardo Nicolau oficializou a candidatura ao governo do Amazonas, durante convenção partidária do Solidariedade, que aconteceu na quadra do Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos do Alvorada, na zona Centro-Oeste de Manaus.

Em todo o evento, não houve anúncio de vice-governador.

Ricardo Nicolau disputará as eleições de outubro pela Coligação ‘Nós, O Povo’, com apoio do Partido da Mobilização Nacional (PMN).

Ao todo, 34 nomes foram confirmados para Deputados Federal e Estadual.

Um dos nomes para à Assembleia Legislativa do Amazonas é do atual deputado federal, Bosco Saraiva, que também preside no estado o partido Solidariedade.

Nicolau falou sobre propostas em todos os setores e destacou que fará um governo de proteção da Zona Franca de Manaus. Ele, ainda, criticou a política de governos anteriores, o que classificou de velhas práticas. (Ouça)

Também no domingo, o PSOL confirmou o nome de Marcelo Amil como candidato ao Governo do Amazonas, após um racha interno partido, que também tinha Hebert Amazonas e Israel Tuyuka como pré-candidatos.

A convenção do PSOL aconteceu na sede do Sul América, no bairro São Raimundo, zona oeste de Manaus.

O PSol federou com a Rede Sustentabilidade. Na Federação, são nove candidatos a deputados federais e 25 postulantes para o cargo de deputado estadual.

A convenção do MDB, sigla do senador e pré-candidato Eduardo Braga acontece no dia 5 de agosto.

O PDT, partido da pré-candidata ao governo Carol Braz, deve realizar convenção no dia primeiro de agosto.

O Podemos marcou a convenção do partido para o dia 5 de agosto. No evento, o nome de Henrique Oliveira deve ser oficializado como candidato ao governo do estado.

O Avante e o União Brasil farão um convenção conjunta no dia 4 de agosto, em que serão oficializados os nomes que concorrerão nas eleições deste ano. No evento também deve ser divulgado o nome do indicado para vice de Wilson Lima.

Últimas Notícias