Siga nossas redes sociais

Confira como diferenciar sintomas das arboviroses que atingem o Amazonas

por carlao

Manaus tem 17 bairros com alta vulnerabilidade para dengue, zika e chikungunya

Reportagem: Victor Litaiff.

Os números impressionam! A epidemia acontece em todo o Brasil, só no Amazonas, de acordo com a Fundação de Vigilância em Saúde, no período de 1º de janeiro ao dia 22 deste mês, foram notificados 11.422 casos suspeitos de arboviroses, sendo confirmados, 1.915 para dengue, 4 para Chikungunya, 7 para Zika, 1.398 de Febre Oropouche. Além de 2 casos de Febre do Mayaro.

Diante do cenário a gente pergunta: você consegue diferenciar os sintomas das doenças?

Elder Figueira, responsável pela Vigilância Ambiental da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas explica a diferença dos sintomas entre as arboviroses. (Ouça)

Tem ainda outra questão. Confundir as arboviroses com casos de covid-19.

Ambas são causadas por vírus, porém a maneira de transmissão é diferente. Uma é pelos próprios seres humanos. Já a outra por meio do mosquito édes egypti.

Ainda assim, os sintomas podem ser confundidos devido a falta de informação.

Elder Figueira, explica a diferença entre as doenças e ressalta que é essencial conhecer para combater de maneira rápida e correta cada doença. (Ouça)

Segundo o último Informe Epidemiológico das Arboviroses, divulgado nessa semana, que abrange o período de 18 a 24 de fevereiro, em Manaus foram registrados 1.113 casos de dengue e 797 de febre Oropouche. Ambas com uma morte confirmado para cada uma.

A Secretaria Municipal de Saúde orienta a população para realizar o Checklist de dez minutos para o enfrentamento das arboviroses.

São medidas simples de prevenção, entre elas manter bem fechadas as caixas d’água, guardar pneus em local coberto, evitar o acúmulo de sucata e entulho a céu aberto, colocar areia nos pratos de vasos de plantas e limpar regularmente as calhas e ralos.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress