Reportagem: Ricardo Chaves
O deputado estadual Dan Câmara (Podemos) afirma que há um ano tenta audiência com o Governo do Estado para tratar da recomposição salarial de servidores da segurança pública.
A fala do parlamentar, que é ex-comandante da Polícia Militar, ocorreu durante sessão plenária da Assembleia Legislativa do Amazonas nesta quinta-feira, 4.
O deputado é o atual presidente da Comissão de Segurança Pública na Aleam: (Ouça)
Uma Lei estadual estabelece o dia 21 de abril de cada ano como data-base para reajuste da remuneração dos servidores militares do Amazonas.
No entanto, Dan Câmara afirma que há quatro anos os servidores estão sem recomposição salarial e reajuste da data-base, enquanto o custo de vida tem aumentado no Estado.
No plenário, ele detalhou o porcentual que deveria ter sido pago em cada ano: (Ouça)
Em fevereiro, o Ministério Público do Amazonas (MPAM) recomendou que o governo do Estado solicitasse ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a decretação de Garantira da Lei e da Ordem (GLO) nos portos e aeroportos.
O orgão também solicitou que, em 30 dias, o governo apresentasse um plano de recuperação do efetivo policial para os próximos cinco anos e um cronograma de nova convocação dos aprovados no último concurso da corporação.
Medidas emergenciais que gerem choques de ordem como a GLO são temas que a Comissão de Segurança Pública da Aleam tem apresentado no parlamento estadual. No entanto, Dan Câmara diz que as propostas não tem encontrado eco no governo: (Ouça)
No final do ano passado o Governo do Estado convocou mais de 1.700 aprovados em concursos de segurança pública.
Os novos servidores foram aprovados em concurso realizado em 2022, ainda no primeiro mandato do governador Wilson Lima, 11 anos após o último certame para as forças de segurança realizado pelo Estado.
A BandNews Difusora FM solicitou posicionamento do Governo do Amazonas e aguarda manifestação oficial.