A Comissão Externa da Câmara dos Deputados discutirá nesta quarta-feira (16) a cobrança de dados do Ministério da Saúde sobre a crise Yanomami no Amazonas e Roraima.
A medida consta em três requerimentos que serão votados na comissão.
O primeiro, de autoria da deputada Silvia Waiãpi (PL-AP), requer informações do Ministério da Saúde sobre a situação atual da saúde dos Yanomami e também o número total de óbitos de indígenas registrados em Roraima no período de janeiro de 2023 até junho de 2025.
O Ministério da Saúde não atualiza os dados sobre a saúde dos Yanomami desde dezembro do ano passado. O último Informe do Centro de Operações de Emergência em Saúde Yanomami, o COE Yanomami, divulgado em maio deste ano, traz informações compiladas até dezembro de 2024.
Em março deste ano, a Folha de São Paulo divulgou o registro de 33 mil casos de malária entre os Yanomami em 2024. Os dados foram obtidos por meio da LAI (Lei de Acesso à Informação) e se referiam apenas ao primeiro semestre.
Em maio, o Ministério da Saúde publicou o informe com dados de todo o ano de 2024, com um total de 34.231 casos notificados de malária. Um aumento de 10% em relação a 2023.
O relatório trouxe ainda dados sobre o aumento de 270% do número de atendimentos por infecções respiratórias agudas (IRA) e redução de 47% dos óbitos por IRA.
Da redação.