A estimativa é da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL-Manaus), que prevê a geração de mais de 6.500 novas oportunidades de empregos em função da chegada de ao menos dez novos negócios na capital amazonense
Somente para o Natal e Ano Novo serão em torno de 3.000 a 3.500 novas oportunidades.
As inaugurações das novas empresas são previstas para acontecer até dezembro.
O empresário Rafael Carvalho diz que a empresa dele registrou uma demanda em novas contratações pois sentiu a necessidade, devido ao crescimento no volume de vendas nos últimos meses. (ouça)
A Gabriela Alves foi demitida na pandemia, mas conseguiu um emprego recentemente na área, como vendedora.
O analista econômico Ricardo Caldas considera que é uma demonstração de que o setor segue uma trajetória de retomada. Ele ainda avalia a situação nacional. (ouça)
“É muito positivo considerando o mesmo período do ano passado em que estávamos perdendo postos de trabalho. Existe um número líquido de geração de empregos de 800 mil, se essa média for mantida durante todo o ano, está ótimo”
Números mais recentes do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério da Economia, indicam que o Amazonas registrou de janeiro a julho um saldo positivo em relação às contrações, totalizando quase 20 MIL novas vagas formais de empregos.
O comércio está entre os que mais contrataram no período.
Reportagem: Guilherme Guedes
Foto: Agência Brasil