Siga nossas redes sociais

Combate ao tabagismo: hábito de fumar é causa de 30% das mortes por câncer, aponta INCA

por Clara Toledo Serafini

 

Reportagem: Victor Litaiff

O tabagismo é um fator importante para o desenvolvimento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), como câncer, doenças pulmonares e cardiovasculares e o uso do tabaco continua sendo a principal causa de mortes evitáveis, como informa o Ministério da Saúde.

O Instituto Nacional de Câncer (INCA), indica que o Brasil vem apresentando uma expressiva queda nas últimas décadas de adultos fumantes em função das inúmeras ações desenvolvidas pela Política Nacional de Controle do Tabaco, porém, o uso de tabaco ocupa o segundo lugar no ranking de drogas mais experimentadas no país.

A idade média de experimentação de tabaco, entre os jovens brasileiros é de 16 anos de idade, tanto para meninos quanto para meninas.

Uma ouvinte que não quis se identificar fala que iniciou o uso do cigarro aos 17 anos e que hoje com 28 anos luta para largar o vício. (Ouça)

A pneumologista Dr. David Luniere fala dos perigos do cigarro e outros tipos de fumo para a saúde de quem usa algum tipo de tabagismo. (Ouça)

Ele também fala dos diversos tipos de câncer ocasionados pelo fumo, principalmente de quem inicia a prática na adolescência e juventude. (Ouça)

O tabagismo é responsável por cerca de 30% das mortes por câncer segundo o INCA.

O Instituto também informa que se parar de fumar agora, após 20 minutos sua pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal, após 2 horas não tem mais nicotina no seu sangue e em 8 horas o nível de oxigênio no sangue se normaliza, dentre outros benefícios.

Caso não consiga se organizar para largar o tabagismo busque ajuda de um profissional.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress