Siga nossas redes sociais

Com projeto básico entregue, construção do Museu dos Bumbás de Parintins avança

por Rafael Cardoso Campos

Reportagem: Tawanne Costa

O primeiro museu dedicado aos bumbás Caprichoso e Garantido, em Parintins, promete movimentar o turismo da cidade fora da época do festival. Nesta quinta-feira (29), o Governo do Estado apresentou à prefeitura o projeto básico do novo espaço. O museu será construído a partir de um investimento de 11 milhões de reais, verba do Ministério do Turismo.

Prefeito de Parintins Bi Garcia recebeu o projeto básico da Amazonastur (Foto: Bruno Zanardo/Secom)

De acordo com o presidente da Amazonastur, Sérgio Litaiff Filho, o empreendimento turístico será implementado na Praça da Liberdade, na avenida Nações Unidas, no Centro de Parintins, em uma área total de 2.117,50m².

O museu vai promover a preservação do patrimônio cultural, material e imaterial dos bumbás que atualmente constitui um dos maiores atrativos turísticos do Amazonas. Além do resgate cultural, o equipamento vai gerar emprego e renda à população. Como afirma o presidente da Amazonastur Sérgio Litaiff Filho. (Ouça)

A composição do projeto tem elementos e conceitos relativos à cultura indígena do município, com traçados que remetem itens ligados ao Festival de Parintins, como peixes, cocar, banzeiro, dentre outros volumes.

O projeto contempla espaço destinado à museologia com capacidade para atender até 360 pessoas por dia. Segundo o prefeito de Parintis, Bi Garcia, o novo atrativo da cidade pretende atrair turistas estrangeiros. (Ouça)

A partir da aprovação do projeto básico, a Amazonastur seguirá com o início do procedimento licitatório para contratação da empresa responsável por executar a obra.

Festival Folclórico volta em 2022

Festival Folclórico de Parintins será retomado a partir de 2022. A afirmação foi feita pelo prefeito da cidade, Frank Bi Garcia, à rádio BandNews Difusora FM nesta quinta-feira (28). Bi Garcia confirmou a realização da disputa entre os Bumbás Caprichoso e Garantido com 50% da capacidade de público do bumbódromo, onde a festa é realizada.

Disputa entre Bumbás será retomada em 2022 com 50% do público, diz prefeito (Foto: Divulgação)

O prefeito de Parintins afirma que os bons índices de vacinação possibilitam a retomada do festival e que eventos-teste já são realizados na ilha.

“Nós já fizemos vários eventos abertos, eventos grandes, o aniversário da cidade foi um deles. É o que a gente chama de eventos-teste. Eu acredito que vamos ter um grande festival no ano que vem. São dois anos que a gente não consegue realizar o festival devido à pandemia e agora a gente volta com força total”, disse.

Segundo Bi Garcia, a expectativa é que seja o maior evento do município dos últimos anos, com uma injeção de 100 milhões de reais na economia da cidade.

“Nossos artistas deixaram de trabalhar por dois festivais. Em cada realização de festival, entra na economia de Parintins de 80 a 100 milhões de reais.Isso fica na cidade. Pra você ter uma ideia, um taxista ganha o equivalente a seis meses de salário em 15 dias. Uma residência alugada (no período) equivale a dez meses de aluguel”, explica o prefeito.

A realização do evento está sendo discutida com o governo do estado. O festival foi suspenso em 2020 e 2021 por causa da pandemia e, segundo o gestor, deve ocorrer no período de 22 a 29 de junho do ano que vem. Parintins está entre as cidades do interior que mais aplicaram vacinas contra a covid-19 e tem 51,9% da população vacinável com esquema vacinal completo.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress