Siga nossas redes sociais

Com previsão de seca intensa, Fecomercio recomenda que comerciantes antecipem compras para revenda

por carlao

Repoetagem: Eros de Sousa. 

Como medida de antecipação aos efeitos da seca, a Federação do Comércio do Estado do Amazonas (Fecomércio) recomenda que comerciantes antecipem compras para evitar taxas extras durante a estiagem.

O governo do Amazonas vem anunciando que a estiagem deste ano tem a expectativa de ser tão ou mais intensa que em 2023, período que o estado registrou seca histórica.

O presidente da Fecomércio, Aderson Frota, fez a recomendação e relembrou que na seca do ano passado, taxas como fretes de contêineres subiram, causando um aumento de preços em cadeia.(Ouça)

Aderson Frota relata também que a antecipação pode evitar o desabastecimento de produtos no estado:(Ouça)

O presidente da Fecomércio diz que as medidas podem ter papel importante na prevenção de desempregos durante a estiagem no Amazonas:(Ouça)

Em 2023, a Pesquisa Industrial Mensal do IBGE mostrou que a seca fez a produção industrial do Amazonas apresentar três meses consecutivos de queda, entre setembro e novembro, período de maior gravidade da estiagem.

A seca foi a maior já registrada no estado. O Rio negro chegou a 12,70 metros em outubro do ano passado, a menor cota desde que o porto de Manaus começou a medição em 1902.

O governo do Amazonas inclusive já anunciou a dragagem de trechos do Rio Amazonas para agosto, com objetivo de facilitar a navegabilidade dos rios durante o período da estiagem deste ano.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress