Até agora, o Amazonas vacinou contra a covid-19 68,4% do total da população indígena concentrada no Estado, que é de mais de 94 mil, de acordo com dados da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab).
Segundo os dados, até agosto, 74.680 indígenas do Amazonas já tomaram a primeira dose do imunizante contra o coronavírus e 64.526 já completaram o ciclo vacinal com a segunda dose.
A Coiab informa ainda que, na Região Norte, já foram vacinados com as duas doses 159.837 indígenas, correspondendo a 68,6% dos povos da Amazônia no Brasil.
Levando em consideração que a população indígena do Amazonas é maior que os demais estados da região Norte, o Amazonas não é o primeiro no ranking de imunização.
Rondônia tem 86,6% de indígenas vacinados, Tocantins 75,3%, e Amapá 69,8%. O segundo maior estado em quantidade de população indígena, Roraima, está abaixo do Amazonas, com 68,2% do total de vacinados.
Brasil
Até o momento, 82% dos indígenas brasileiros foram vacinados com a primeira dose da vacina contra a Covid-19, o que representa 336.809 pessoas, de acordo com o Ministério da Saúde. Além disso, 72% já receberam as duas doses, ou seja, quase 295 mil indígenas imunizados. No total, foram aplicadas cerca de 630 mil doses.
A imunização está sendo feita em 408.232 indígenas maiores de 18 anos, cadastrados e acompanhados pelos 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI). São 20 mil profissionais envolvidos nesse trabalho, que já foram imunizados.
A população indígena faz parte dos grupos prioritários do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19. A comunidade foi atendida, segundo o Ministério da Saúde, desde a primeira distribuição de vacinas, em janeiro deste ano.
Da redação
Foto: Divulgação/Ministério da Defesa