Siga nossas redes sociais

Com maior concentração indígena do país, AM tem 68% da população indígena com ciclo vacinal completo

por Clara Toledo Serafini

AM tem 68% da população indígana vacinada com as duas doses da vacina contra a covid-19
AM tem 68% da população indígana vacinada com as duas doses da vacina contra a covid-19
AM tem 68% da população indígana vacinada com as duas doses da vacina contra a covid-19

Até agora, o Amazonas vacinou contra a covid-19 68,4% do total da população indígena concentrada no Estado, que é de mais de 94 mil, de acordo com dados da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab).

Segundo os dados, até agosto, 74.680 indígenas do Amazonas já tomaram a primeira dose do imunizante contra o coronavírus e 64.526 já completaram o ciclo vacinal com a segunda dose.

A Coiab informa ainda que, na Região Norte, já foram vacinados com as duas doses 159.837 indígenas, correspondendo a 68,6% dos povos da Amazônia no Brasil.

Levando em consideração que a população indígena do Amazonas é maior que os demais estados da região Norte, o Amazonas não é o primeiro no ranking de imunização.

Rondônia tem 86,6% de indígenas vacinados, Tocantins 75,3%, e Amapá 69,8%. O segundo maior estado em quantidade de população indígena, Roraima, está abaixo do Amazonas, com 68,2% do total de vacinados.

Brasil

Até o momento, 82% dos indígenas brasileiros foram vacinados com a primeira dose da vacina contra a Covid-19, o que representa 336.809 pessoas, de acordo com o Ministério da Saúde. Além disso, 72% já receberam as duas doses, ou seja, quase 295 mil indígenas imunizados. No total, foram aplicadas cerca de 630 mil doses.

imunização está sendo feita em 408.232 indígenas maiores de 18 anos, cadastrados e acompanhados pelos 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI). São 20 mil profissionais envolvidos nesse trabalho, que já foram imunizados.

A população indígena faz parte dos grupos prioritários do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19. A comunidade foi atendida, segundo o Ministério da Saúde, desde a primeira distribuição de vacinas, em janeiro deste ano.

Da redação
Foto: Divulgação/Ministério da Defesa

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress