Reportagem: Eros Sousa.
Mais 41 MIL vagas são reservadas somente nas primeiras horas de abertura de matrículas no Amazonas. O período de solicitações de reserva de vaga para novos alunos começou na quarta-feira (17).
Foram cerca de 22 mil vagas reservadas para a rede municipal de Manaus. 18 MIL para a rede estadual e 637 para Iranduba
A rede estadual de ensino ainda possui cerca de 170 mil vagas disponíveis na capital e no interior, como explica a gerente de Matrículas Irlanda Araújo:(ouça)
Das quase 23 mil destinadas à rede municipal de Educação, a maior procura foi para a Educação Infantil. São cerca 70 mil novas vagas nessa modalidade.
É importante que os responsáveis, que já estão com a reserva de vaga do estudante, compareçam até a unidade de ensino escolhida com os documentos do aluno para confirmar a matrícula, como explica Irlanda Araújo:(ouça)
Caso não haja a entrega de documentos, o candidato perde a vaga, que volta para o sistema.
Dos detalhes das vagas, 40 MIL são brasileiros natos, MIL E DUZENTOS estrangeiros e 11 brasileiros nascidos no exterior ou naturalizados.
As escolas de ensino regular foram as mais procuradas, com 39 MIL reservas. Já as escolas de tempo integral registraram MIL E SEISCENTAS reservas.
As matrículas são realizadas no site matriculas.am.gov.br e estão disponíveis até o dia 19 de janeiro.